quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

IV concurso para concessionários balneares





No passado dia 13 de Dezembro de 2011 a concessão de praia gerida pela empresa Augusto Carolo e filhos Lda. esteve presente num seminário de apresentação dos relatórios da Bandeira Azul na época balnear 2011. Neste mesmo seminário também se deu a entrega de prémios do concurso a nivel nacional para concessionários balneares, no qual esta concessão da Praia da Areia Branca se inscreveu.

A concessão ficou classificada em 1º lugar (em 28 concorrentes)! Estamos a dar a conhecer a PAB ao pais inteiro! Estamos num bom caminho!

Parabéns!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Os Agueiros - perigos escondidos


O que são?Os agueiros são correntes superficiais que se localizam nos locais da praia com águas aparentemente calmas, correspondentes a fundões existentes entre os bancos de areia ou junto a pontões. Quando o vento e as ondas empurram continuamente a água na direcção da costa, essa água é forçada pela chegada de novas ondas a deslocar-se para um dos lados dos bancos de areia onde a ondulação quebrou, até encontrar uma zona mais funda onde se escapa novamente para o oceano. Estes canais de água em movimento em direcção a mar alto resultam assim do retorno ao oceano das massas de água trazidas pela ondulação e podem atingir uma velocidade máxima de 2.5 m/s o que torna muito difícil nadar contra este tipo de correntes superficiais.

O que fazer?

1- Prevenção
Antes de entrar na água, observe onde quebra a ondulação. Não entre em zonas de águas calmas onde as ondas não quebram: a ausência de ondulação pode significar a presença de um agueiro!

2- Não nade contra a corrente

Se for apanhado num agueiro, não nade em direcção à costa, mas sim paralelamente à mesma, até sair da zona de correntes ou até haver ondulação que o empurre para terra.

Da mesma forma, um surfista que resgate alguém aflito deverá remar primeiro paralelamente à costa e só fora da zona de correntes remar para terra.

3 – Poupe energias

Se não conseguir nadar paralelamente à costa para sair do agueiro, poupe energias e flutue apenas, até os meios de salvamento o alcançarem. Lembre-se que a exaustão é a principal causa de afogamento em agueiros.

Para mais informações consultar: www.ripcurrents.noaa.gov

Fonte: s.o.s salvem o surf

domingo, 12 de junho de 2011

BREATHE IN , BREATHE OUT

domingo, 24 de abril de 2011

Praias e linhas de água do concelho estão na mira da Administração da Região Hidrográfica do Tejo: Ministério do Ambiente promete 1,5 milhões



Apesar das dificuldades orçamentais do país, a ARH - da Região Hidrográfica do Tejo vai investir este ano, no concelho da Lourinhã, cerca de 1,5 milhões de euros em obras ou projectos para zonas balneares e linhas de água. É o que consta no plano e orçamento deste organismo regional do Ministério do Ambiente, que o ALVORADA teve acesso, o que deixou surpreendida e satisfeita a Câmara Municipal da Lourinhã. “É generoso”, resume o vereador Vital do Rosário.


O compromisso de reforçar a acção da ARH Tejo no concelho da Lourinhã foi transmitido ao executivo municipal no decorrer de uma visita que o presidente deste organismo fez ao território municipal na passada segunda-feira.
(...)
As conclusões são as seguintes:

- Praia da Areia Branca: a situação que envolve os três bares junto à muralha esteve no centro das atenções, dado que têm que ser adaptados ao POOC - Plano de Ordenamento da Orla Costeira. Nesse sentido, estão a ser desenvolvidos os passos no sentido de ser elaborado um projecto de um edifício único, “para que ali haja uma coerência estética”. Mas já não será possível lançar as obras antes da época balnear, “o prazo é demasiado apertado”, pelo que a demolição e construção da nova estrutura deverá começar a partir de 15 de Setembro. A situação dos restantes dois bares junto à muralha - Sol Mar e Foz - também será resolvida em harmonia com o POOC. Nesta zona estão ainda previstos mais dois bares.

Limpeza dos rios prometida pela ARH

Lourinhã disputa com Sintra o montante de 569.690 euros que a ARH Tejo prevê gastar no âmbito dos trabalhos de reabilitação e requalificação das linhas de água dos dois concelhos. A verba está garantida pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional e pelo Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos, instituído no âmbito da Lei da Água e resultante da Taxa de Recursos Hídricos criada em2009. Pretende-se que no concelho lourinhanense possam decorrer obras de recuperação e beneficiação na Ribeira do Toxofal e no Rio Grande.

Oeste com planos em vias de concretização

Em termos regionais, a ARH Tejo prevê executar o Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo e do Plano das Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste (até Junho), o guia metodológico para elaboração do Plano de Gestão de Risco de Inundações para Zonas Urbanas, a gestão do risco do litoral sob a sua jurisdição, a criação e implementação de um sistema de monitorização do litoral. Os projectos têm financiamento garantido pelo Orçamento de Estado, através do PIDDAC - Plano de Investimentos e Despesas da Administração Central, e ainda por fundos comunitários canalizados pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Ver texto completo: http://www.alvorada.pt/noticia.php?id=4075

Fonte: Jornal Alvorada