sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mais limpeza na Praia da Areia Branca

Mais limpeza na Praia da Areia Branca

Escolhi a praia da Areia Branca (Lourinhã) para férias porque soube que tinha Bandeira Azul. Uma das partes está concessionada e ostenta o galardão, mas na zona sul existe um rio sujo que atravessa o areal.

26 Julho 2010

Fico triste pelo descrédito que os nossos autarcas e governantes dão a tudo, até à Bandeira Azul, pois não garantem a qualidade nos locais em que é atribuída.

Ângela Caetano

A RESPOSTA
Em toda a zona costeira da Lourinhã pode-se tomar banho à vontade; as águas estão limpas, conforme demonstram as análises. No caso da Areia Branca, está concluído o processo de despoluição do rio Grande. No entanto, na zona mais baixa, ainda existem alguns lodos, que serão removidos após a época balnear. É também nossa intenção fazer a ligação do rio ao mar e recuperar as margens. Na zona a que a leitora se refere, a água do mar está em perfeitas condições (não se pode é tomar banho no rio, conforme indica a sinalização) e só não tem Bandeira Azul, à semelhança da outra, porque falta o apoio de praia. Vamos abrir concurso em Setembro.

José Manuel Custódio, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã

Praia ameaçada por rio poluído


Lourinhã: Recebeu a bandeira azul pela primeira vez este ano

Praia ameaçada por rio poluído

Alguns banhistas consideram que as normas da Bandeira Azul, atribuída este ano pela primeira vez à praia da Areia Branca, na Lourinhã, não estão a ser cumpridas, devido à retenção da poluição no rio Grande, que desagua na estância balnear. Ângela Caetano é um dos veraneantes desapontados: "Fiquei triste porque a praia está poluída por um rio que entra pelo mar quando as entidades locais o abrem. Outras vezes está fechado, conforme a vontade e a necessidade de se fazerem as análises às águas".

Para a Bandeira Azul ser concedida, deve haver "ausência absoluta de descargas de águas residuais industriais, urbanas ou outras na área da zona balnear, assim como nas zonas envolventes que comprovadamente a afectem directamente". Além disso, "não são permitidos quaisquer armazenamentos, retenções, tratamentos ou infiltrações de água residual na área da zona balnear".

O presidente da Câmara da Lourinhã, José Custódio, nega que a poluição do rio afecte a qualidade da praia, dado que "o seu curso está fechado e não entra em contacto com a praia". O autarca assegura ainda que as últimas análises, realizadas há oito dias, certificam a qualidade da água e a permanência da Bandeira Azul.