sexta-feira, 30 de julho de 2010

Praia ameaçada por rio poluído


Lourinhã: Recebeu a bandeira azul pela primeira vez este ano

Praia ameaçada por rio poluído

Alguns banhistas consideram que as normas da Bandeira Azul, atribuída este ano pela primeira vez à praia da Areia Branca, na Lourinhã, não estão a ser cumpridas, devido à retenção da poluição no rio Grande, que desagua na estância balnear. Ângela Caetano é um dos veraneantes desapontados: "Fiquei triste porque a praia está poluída por um rio que entra pelo mar quando as entidades locais o abrem. Outras vezes está fechado, conforme a vontade e a necessidade de se fazerem as análises às águas".

Para a Bandeira Azul ser concedida, deve haver "ausência absoluta de descargas de águas residuais industriais, urbanas ou outras na área da zona balnear, assim como nas zonas envolventes que comprovadamente a afectem directamente". Além disso, "não são permitidos quaisquer armazenamentos, retenções, tratamentos ou infiltrações de água residual na área da zona balnear".

O presidente da Câmara da Lourinhã, José Custódio, nega que a poluição do rio afecte a qualidade da praia, dado que "o seu curso está fechado e não entra em contacto com a praia". O autarca assegura ainda que as últimas análises, realizadas há oito dias, certificam a qualidade da água e a permanência da Bandeira Azul.

Sem comentários:

Enviar um comentário